10 de agosto de 2010

Algo que qualquer iniciante precisa saber!

Antes de mais nada, quero dizer que não estou aqui pra desmotivar ninguém, muito pelo contrário, estou escrevendo este post para fazer que você não desista na metade, ou até mesmo, no início do seu projeto.

Todos os iniciantes que querem iniciar no desenvolvimento de jogos, pensam logo de cara em criar um jogo complexo como um MMORPG, um GTA, ou até mesmo um Call of Duty. O que torna ainda pior é que muitos destes acham que o processo de criação de um jogo é uma coisa rápida! Desenvolver um jogo no porte dos citados acima é um desafio extremamente complexo, lento (leva-se anos), requer muitas pessoas especializadas e é caro.

Criar um jogo nesse porte sozinho é praticamente impossível, pois cada jogo destes conta com centenas de pessoas (basta ver os créditos nos finais dos jogos). E cada uma daquelas pessoas possui uma função específica. Uns fazem a arte, outros programação, outros os roteiros, outros os sons e etc. e cada uma destas áreas ainda é subdividida.

Mesmo jogos 2D, estilo plataforma, podem levar anos para serem desenvolvidos. Cito aqui o exemplo do jogo Braid, onde seu criador levou 3 anos para finalizá-lo e gastou cerca de 200 mil dolares com o artista que criou a parte gráfica do game.

Ok! Parece que estou querendo que você desista deste seu plano de desenvolver um jogo, mas não. Com esta introdução, posso agora direcionar você por onde realmente começar.

Descida em que área irá atuar. Se você pretende seguir os meus tutoriais, acho que vai ser a programação, pois meus tutorias serão voltados a esta função. Depois, pense em um projeto de um jogo simples, preferencialmente um 2D, estilo plataforma, ou também pode ser um "remake" de um jogo do Atari, desta maneira você terá um jogo mais simples, mais fácil de ser construído e que não necessita de muitos recursos fazendo com que você não desista e vá até o final. Depois, a cada projeto, você pode ir aumentando a complexidade dos seus jogos até, um dia quem sabe, criar um grande jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário